9 de agosto de 2013

# 10 - Praxe

Ricardo, 17 anos disse:

Olá OWO, a minha dúvida é muito simples e ao mesmo tempo complicada.
Este ano vou para a faculdade e embora ainda não esteja nada decidido não consigo deixar de pensar numa coisa: Praxe!
Já ouvi quem falasse bem, já ouvi quem falasse mal. Sei que ainda é cedo mas isto anda aqui às voltas na minha cabeça e não saí!
Acham que devo participar nas praxes?


Other Way Out aconselha:

Olá Ricardo, antes de mais queremos agradecer o envio da tua questão. De certo que é a dúvida de muita gente que vai ingressar nesta nova vida que é a vida académica.
Em primeiro lugar, queremos lembrar-te que a única pessoa que pode decidir se deves ou não participar nas praxes, és tu! Não obstante, aqui ficam algumas dicas:
  1. Ainda que não te faça mal nenhum ouvir diferentes opiniões, não te deves reger por elas. As pessoas são diferentes e vivem as experiências de forma diferente. És tu quem tem de viver as tuas experiências e ver a praxe da tua própria perspectiva.
  2. Não há nada melhor que experimentar. Vai à praxe, pelo menos nos dois primeiros dias e absorve aquilo que a praxe te pode ensinar. Vê se a praxe pode ter algum significado importante na tua vida, que valores e experiências podes reter dali. Questiona-te: Indentifico-me com a praxe? Antes, durante e depois deves questionar também: O que é a praxe?
  3. Participa só naquilo em que quiseres participar e certifica-te que ninguém abusa dos teus direitos.
Faz uma lista com duas colunas e preenche as vantagens e desvantagens de ir à praxe. Depois de experimentares revê essa lista e se for necessário edita-a.
Um exemplo possível: 
a) Vantagem: Quando começar as aulas, já tenho uma relação muito mais próxima com os meus colegas de curso.
b) Desvantagem: (Tenho) Disposição para dispensar tempo com as actividades (?).


A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!

#10 - Já participaste nas praxes? Como foi a tua experiência? Se não, qual é a tua posição sobre o assunto? :)

1 comentário:

  1. Olá Ricardo,
    Eu quando entrei na faculdade o ano passado, nem sequer coloquei a opção "não vou à praxe", não vou dizer que não estava receosa, pois estava mesmo do género: "Mas afinal, o que é que se faz na praxe?" Mas tinha a certeza que queria experimentar!
    Eu fui, todos os dias, fui a todas as actividades, e uma vez não quis participar num jogo e não houve problema nenhum! Ninguém me obrigou a nada e logo arranjaram outro jogo para mim e para aqueles que também não quiseram.
    É muito divertido e também algo muito sério, onde se aprende imenso. A Praxe para mim é muito mais do que aquilo que se vê da parte de fora! E é algo que se vai construindo.
    Embora nunca me tenham faltado ao respeito, nem aos meus colegas , alguns desistiram. Por isso, vai mesmo depender de ti.
    Boa sorte (:
    beijinhos, Daniela Costa

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!