1 de julho de 2013

#1 - Vida Académica

Sofia, 18 anos disse:

Ainda este ano, vou ingressar na vida universitária. O problema é que não sei por que curso optar visto que há tanta coisa que gosto, e nunca fui muito boa a tomar decisões para o futuro. Tenho uma boa vantagem do meu lado, a minha média é bastante alta, contudo o meu maior medo é de facto entrar num curso que não goste, e desperdice um ano da minha vida (assim como dinheiro nas proprinas). Como hei-de escolher?


Other Way Out aconselha:

Olá, Sofia. É normal haver uma certa indecisão e/ou medo nesta altura próxima em que tens de decidir parte do teu futuro ao nível escolar. Contudo, não deves sobrecarregar-te com o assunto. Sim, é importante que optes por algo que queres realmente, e da qual não te arrependas, mas deves decidi-lo com tempo (segundo o site oficial DGES, a candidatura dura quase um mês). Acima de tudo, deves ter em conta aquilo que gostas, assim como aquilo em que consideras que é algo que queres fazer a longo-prazo, assim já há mais segurança em relação à tua própria escolha.
Algumas das tuas opcões para escolheres o curso indicado para ti são: analisares com cuidado quais são as disciplinas/matérias na tua área que te entusiasmam mais, visto que aí és capaz de ficar com uma boa ideia do que é que te interessa mais ao nível académico; também te podes dirigir ao DGES e procurar entre a oferta formativa quais os cursos que te soam melhor, e com isso fazeres uma lista de vantagens ao ingressares no mesmo (e aqui também salientamos a importância de veres as várias saídas profissionais); e por último, podes aconselhar-te junto de pessoas que estejam a frequentar cursos que consideres boas opções; junto dos teus professores (que são capazes de terem algumas opiniões formadas que te ajudarão posteriormente); junto do sistema de apoio da tua escola; junto das pessoas que te conhecem melhor; e claro, junto dos teus pais. Nesta última opção, deves ter em atenção que a escolha é inteiramente tua, e que não te deves guiar totalmente pelas opiniões "alheias" mas sim tê-las em conta em pequena parte.
Acima de tudo, respira fundo. Aos poucos, vais-te informando sobre características e qualidades de cada curso que consideres interessantes, e verás que na altura da candidatura terás umas ideias mais definidas do que realmente queres seguir. Se "estudares" com calma as tuas opções, conseguirás encontrar o teu lugar na vida académica. 

A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!

# Então e tu, o que é que aconselhas à Sofia? :)

4 comentários:

  1. Eu já passei pelo mesmo!
    Uma dica que te dou é que mesmo que não tenhas a certeza de que curso ingressar preenche as seis opções!
    Mesmo que calhes num curso que penses que gostas menos ou que ao inicio esteja a parecer que não é para ti... atreve-te a aprender e descobrir o que ele tem para te ensinar e como podes relacionar algo que gostes com o que estás a aprender.
    Saudações Académicas, Filipa.

    ResponderEliminar
  2. Adoro a ideia do vosso blog! :)
    Boa sorte sofia *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel! Muito obrigada pelo teu comentário, e acima de tudo pelo teu apoio, é bom saber que gostaste da nossa iniciativa. Boa sorte para ti, igualmente! :)

      Eliminar
  3. nem sabem como o vosso conselho à sofia me ajudou a mim. obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!