2 de julho de 2013

#2 - Voluntariado

João, 17 anos disse:

Os meus pais não me deixam trabalhar. Com quase 18 anos já não tenho idade para andar em colónias de férias e grande parte dos meus amigos está fora ou a fazer trabalhos de verão de modo que apanho uma enorme seca o dia todo.
Queria puder fazer algo para me sentir útil então decidi inscrever-me numa colónia aqui da freguesia (como voluntário) para vigiar as crianças mas já tinham acabado as inscrições assim como em todo o lado porque a “recruta “ é feita alguns meses antes.
Estou aberto a qualquer tipo de voluntariado desde que seja na minha área de residência mas não tenho encontrado nada de jeito.
Ajudem-me, estou a precisar de socializar!


Other Way Out aconselha: 

Olá João, muita gente gostaria de estar na tua situação “os teus pais não te deixarem trabalhar”, no entanto, isso pode ser um grande aborrecimento. Foi inteligente da tua parte pensar no voluntariado. Uma vez que não é trabalhar, podes participar sem causares discussões desnecessárias com os teus pais. O voluntariado vai-te permitir ocupar o tempo, conheceres pessoas novas, experienciar novas vivências e desenvolver capacidades assim como ajudares alguém que precise mesmo de ti. 
Para te ajudar na tua pesquisa aqui tens alguns links onde podes encontrar aquilo que procuras conforme as tuas condições. Sites de voluntariado: Conselho Nacional Para a Promoção do VoluntariadoBolsa do Voluntariado; Portal da Juventude - voluntariado específico para jovens (aproximadamente dos 15 aos 30 anos);  DGES - se fores estudante, neste site também tens informação sobre voluntariados.
No facebook podes aderir a vários grupos que partilhem o mesmo interesse que tu. Deixamos aqui o exemplo do Vários Voluntariados em que as pessoas publicam constentemente ofertas ou procuram sítios onde fazer voluntariado assim como outra informação relevante. Imagina que a distância da tua casa até ao local do voluntariado seria um problema, aqui tu podes procurar outras pessoas que estejam na mesma situação e te possam dar boleia.
Aconselhamos-te também a registares-te no Do Something pois podes fazer uma pesquisa filtrada com base nos teus interesses, disponibilidade e formação, sendo que não só te oferece imensas opções de voluntariado como também te dá imensas ideias e dicas para criares os teus próprios projectos!

A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!

#2 - Tens algum conhecimento que ajude o João? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!