3 de julho de 2013

#3 - Colónia de Verão

Maria, 12 anos disse:

Eu estou numa colónia de férias, e não gosto da minha monitora. Uma vez ela pôs o nosso colega que fala pouco português de castigo, em pé virado para uma parede, porque ele não explicava porque é que tinha entornado a água dele na comida. Ele não explicou porque não conseguia! Ela já fez mais coisas, mas nunca directamente comigo. Não sei que fazer.


Other Way Out aconselha:

Olá, Maria. De facto, é uma situação complicada que estás a passar, e o acontecimento que relataste é intolerável, como tal, é óptimo da tua parte quereres tomar uma posição. Mesmo com a tua idade - que para certas pessoas pode ser um motivo para não te darem ouvidos - tu podes tentar falar directamente com a tua monitora - dares a tua opinião e/ou explicares porque é que (por exemplo, no caso do teu colega que fala pouco português) aconteceu determinado momento. Talvez tendo uma conversa com a tua monitora a situação melhore, e até venhas a gostar mais dela. Caso a tua monitora não te dê ouvidos ou continue na mesma (com o mesmo tipo de atitudes), tu tens sempre a opção de falar com a pessoa que está acima dela (por exemplo, a coordenadora ou a chefe que está à frente do projecto), e por norma, ela estará mais atenta às tuas críticas. Acima de tudo, deves tentar ser o mais objectiva possível, e explicares bem o que se está a suceder e porque é que não gostas da tua monitora. Outra possibilidade é falares directamente com os teus pais - em conjunto podem encontrar uma solução, e estamos certos que te irão apoiar e ajudar a falar com a entidade superior da tua colónia de verão. Continua atenta, e dá a conhecer a tua voz, pois tu tens o direito de te pronunciares, e deves fazê-lo se não estás satisfeita com algo.

A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!
#3 - Já estiveste numa situação semelhante à de Maria? Como procedeste? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!