8 de julho de 2013

#6 - Amizade

Alice, 23 anos disse: 

Há 7 meses, perdi o meu grupo de amigos. As minhas emoções mudavam drasticamente num curto espaço de tempo e eles não conseguiam compreender o que tinha. Começaram-se a afastar. 
Quando fui diagnosticada com uma doença mental, acabaram por cortar contacto comigo. No momento em que mais me sentia anormal.
Agora, não sei muito bem como lidar com esta situação nem com o Síndrome de Personalidade Limítrofe. Como poderei tentar abordar esta situação com os esses amigos? Como me devo encarar por ter uma doença mental crónica?

Other Way Out aconselha:

Olá Alice, antes de mais gostaríamos de te agradecer por teres partilhado a tua questão com a nossa comunidade.
Em primeiro lugar, percebemos que seja difícil para ti o facto dos teus amigos terem cortado relações contigo. Os amigos são sempre importantes e neste momento em que mais precisavas, eles não estavam. Muita gente pode dizer-te que talvez eles não fossem realmente teus amigos. Mas será que é dessa forma que queres pensar? E se eles tiverem os seus motivos? E se fosses falar com eles para tentar perceber o que realmente os fez agir dessa forma?
Em segundo lugar sabes que para lidares com a tua doença tens de ter acompanhamento de profissionais. Eles mais que ninguém sabem como te aconselhar, mas dizemos o seguinte para que não te esqueças: a vontade de controlar a situação vem de dentro de ti! És tu que tens de ter a força para continuar e controlar a doença para que não te afecte tanto.
Em terceiro, lembra-te de quando fizeres amigos não deves adiar muito o momento em que lhes contas sobre o teu síndrome para que possam compreender melhor e saber como lidar melhor com a situação sem serem apanhados de surpresa.
Respondendo directamente às tuas questões: Como podes tentar abordar a situação com os teus amigos? Bem, tu, em primeiro lugar tens de estar controlada, tens de pensar em certas situações que os possa ter causado transtorno e explicar o que realmente estava acontecer. Procura explicares-lhes melhor sobre o teu síndrome e fá-los saber como a sua amizade é importante para ti. Fala com eles de uma forma que te faça sentir mais confortável, como o telemóvel ou a Internet e depois tenta falar pessoalmente que é a melhor maneira.
Como deves encarar por ter uma doença mental crónica? Muita gente tem doenças crónicas e a única coisa que podes fazer é aceitar, procura um psicólogo ou um psiquiatra, eles vão ajudar-te a ver as coisas de outra forma, ensinar truques para te controlares, talvez receitar algum medicamento, se seguires as recomendações deles podes viver uma vida normal sem te preocupares com isso!
Boa sorte e não te esqueças que a verdadeira cura está na tua força de vontade! :)

A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!

#6 - És ou tens algum amigo com o mesmo síndrome que a Alice? Como procederam? O que aconteceu? Partilha a tua História e ajuda-a! :)

2 comentários:

  1. olá, alice. eu não conheço o teu sindrome, mas acho que os anormais foram os teus amigos e não tu. concordo com o conselho que te deram. se não resultar, procura fazer novas amizades. por curiosidade, quando estás mais controlada consegues manter as relações? aposto que sim. então aproveita esta nova fase para criares novas raízes. boa sorte :) aposto que és forte, e vais conseguir. beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Deves ser forte por ti mesma - mesmo que tal pareça impossível. Haverá novas oportunidades, novas fases, e inclusive, novas amizades. Um dia estarás a passear - sem onde for - e encontrarás a pessoa certa que ficará a teu lado. E sabes que mais? Não será só uma, será meia dúzia ou mais! Na vida encontramos muitas pessoas diferentes, e asseguro-te que quando uns quantos se vão, uns quantos aparecem. Acredito que tenha sido uma fase complicada, mas tem solução! Se esforçares para lidares com o problema, consegues viver feliz. Boa sorte!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!