5 de julho de 2013

#5 - Baixa Auto-Estima

Rita, 16 anos disse:

Vou entrar para o último ano da secundária, e sinto que sou a mesma rapariga de baixa auto-estima, que gosta pouco de mudanças, e que não se preocupa muito com a sua própria saúde (estou fora da zona considerada saudável). Será normal? Como é que eu posso mudar?

  
Other Way Out aconselha:

Olá, Rita. Acredita que não és a única nessa situação - muitos jovens (de várias idades) passam pelo mesmo, e cada um tenta lidar com a situação de modo diferente. É, igualmente, normal que te sintas desconfortável, visto que a auto-estima é um indicador de bem-estar.
Em primeiro lugar, deves observar-te melhor - admirares as tuas qualidades (tanto físicas, como características) - e aceitares melhor quem és. Pode parecer-te complicado (até mesmo impossível), mas a verdade é que tu és uma composição de vários aspectos, e de certo que haverá, pelo menos, um ou outro que aprecias mais em ti. Deste modo, deves tentar ao máximo aceitares-te como és - cada pessoa é especial. Tu não és excepção!
Em segundo lugar, se quiseres, de facto, mudar alguns aspectos em ti que consideres menos bons, deves fazê-lo com muito juízo, consciência e com uma especial atenção à tua saúde. Podes começar por fazer pequenas mudanças para te ajustares melhor, assim como te habituares. Se estás fora da zona saudável, talvez um passo importante para ti seja seres uma pessoa com mais saúde, não concordas? Podes começar com pequenas caminhadas para ver como te sentes! É sempre uma boa forma de começares, e poderás, posteriormente, começar a fazer corridas. Por outro lado, também podes ter mais atenção ao que comes e/ou ao modo como te alimentas. Nesta área, tens de ter uma grande atenção aos hábitos que adquires, para teres a certeza que o que estás a fazer é correcto para a tua saúde. Como tal, deves procurar um especialista, e se isso não for possível, podes falar com o teu médico de família e/ou  qualquer outra pessoa que esteja intimamente relacionada com a área da saúde. Estas duas opções são bons passos para te iniciares numa mudança mais saudável. Se, eventualmente, mesmo quando já estiveres na zona mais saudável, ficares mais interessada em desporto, podes começar a realizar alguma modalidade e/ou frequentares um ginásio. Não te esqueças que, por norma, deves sempre realizar algum exercício físico durante a semana para o teu próprio bem. Verás que te sentirás bem melhor!
Mantém em mente que deves mudar para o teu próprio bem, e nunca de forma radical e/ou prejudicial. Pensa mais em ti, e no que te faz bem. Relembra-te que a construção de uma auto-estima mais positiva proporciona um auto-eficácia mais positiva. Ao te sentires melhor, também vais aceitar melhor quem és! Verás que ao fim de um tempo não pensarás tanto assim. Pequenas mudanças, fazem grandes coisas, e com força de vontade, tudo se consegue!

A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!

#4 - E tu, o que achas ser indicado para Rita? :)

1 comentário:

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!